12/01/2013

Aniversario da Manu


Hoje minha irmã me pediu que eu levasse as crianças a uma festa de aniversário, era a festinha da Manu.

Deixei a Tati e meu sobrinho Yan na festa e fui com a Bibi e meu marido ao mercado, quando voltei os encontrei sentadinhos quietinhos no meio dos adultos e as crianças todas espalhadas fazendo não sei o que, mas brincando é que não estavam. 

Perguntei para a Tati se ela queria ir embora, ela disse que não.
Perguntei ao Yan se ele queria ir embora, ele disse que não.
Perguntei por que eles não iam brincar com as outras crianças, eles responderem que tinham vergonha de convidar as crianças para brincar.

Acabou que eu chamei um menininho e convidei ele para brincar. Começamos os quatro a brincar de esconde esconde e quando percebi quase todas as crianças da festa estavam fazendo parte da nossa brincadeira. brincamos de esconde esconde, roda, pega pega, batatinha frita 123, e outras brincadeiras de criança. 

Me chamou a atenção que eu sai e voltei e as crianças estavam do mesmo jeito e só começaram a brincar quando eu convidei. Precisa um adulto tomar a iniciativa? As crianças não sabem mais brincar? Foi a impressão que eu tive. 

Quando nós fomos embora as crianças continuaram brincando e outros adultos vieram se juntar a elas. 

Eu acho que as crianças estão precisando ser mais crianças. Elas vivem no meio de video games, computadores, tablet's, celulares... é muita tecnologia para pouco tamanho. Os pais precisam incentivar seus filhos a brincar mais, pular amarelinha, pular corda, jogar 5 Marias, brincar de pega pega, esconde esconde, roda, policia e ladrão. Tinha criança de 6 anos na festa que não sabia brincar de roda, mas sabia mexer no celular. 

Uma dica para as festas de aniversário que são feitas em casas ou salões que não possuem brinquedos como cama elástica, jogos, escorregadores ... programem brincadeiras com as crianças. Deixem um adulto ou uma criança mais velha encarregada de organizar as brincadeiras. A festa ficará muito mais divertida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

As princesas esperam seu comentário